4ª Mostra Pajeú de Cinema abre inscrições para oficina de documentário em Iguaracy e Ingazeira

Candidatos devem preencher ficha de inscrição pessoalmente, nas cidades de Iguaracy e Ingazeira




A Mostra Pajeú de Cinema abre, nesta quarta-feira (02/5), inscrições gratuitas para a Oficina Documentando com Marlom Meirelles. Viabilizado pelo Funcultura / Governo do Estado e organizado pela Pajeú Filmes, a 4ª MPC ocorre nos próximos dias 15 a 26 de maio, em Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Os interessados devem preencher uma ficha de inscrição pessoalmente na secretaria da Escola Judite Bezerra da Silva no distrito de Jabitacá e em breve estaremos divulgando o local das inscrições em Ingazeira. Em Iguaracy/Jabitacá a oficina será realizada de 7 a 11/5, com exibição do filme produzido no dia 16/5; em Ingazeira a oficina será realizada de 14 a 18/5, com exibição no mesmo dia 18.
De acordo com o coordenador Marlom Meirelles, a oficina pretende aproximar jovens do gênero documentário, incentivando a produção de vídeos e a circulação de obras. Nas aulas serão ministradas lições teóricas e práticas sobre cinema, com a realização de documentários captados em vídeo digital. A ideia é tornar os participantes aptos para atuar nas áreas da direção, fotografia, roteiro, produção, sonoplastia e edição. Além disso, os alunos também desenvolverão pesquisas nos campos da história, da estética, da crítica e da preservação.
Para propiciar a construção de um novo repertório audiovisual, os participantes terão acesso a um panorama geral sobre o cinema documental, seus principais diretores, movimentos cinematográficos e a exibição de uma grande variedade de obras. A carga horária é de 24 horas / aula. Ao fim de cada oficina os estudantes devem apresentar um documentário com duração de 5 a 10 minutos que aborde aspectos sócio-culturais e históricos dos municípios. A temática é livre e escolhida através de exercícios coletivos.
Para participar não é necessário possuir conhecimento prévio sobre cinema. “Durante a oficina, todos têm acesso a informações cruciais sobre a linguagem cinematográfica e as etapas e funções numa produção, além de conhecerem as técnicas básicas de captação e edição de vídeo”, explica Marlom.

Coordenação - Marlom Meirelles nasceu em Bezerros, no agreste pernambucano. Estudou cinema na Faculdade Maurício de Nassau (Recife), onde dirigiu seus primeiros filmes, vários dos quais premiados. Durante os estudos Meirelles fez pesquisas sobre a relação entre filmes e novas tecnologias. Aos 21 anos fundou a produtora Eixo Audiovisual. Seu curta "A Emparedada da Rua Nova" foi apresentado em festivais de cinema de vários países. Em 2012 realizou “Entre Mulheres”, documentário sobre direitos das mulheres e gênero. Em 2015 realizou o curta de ficção "Olhos de Botão", um suspense ambientado na zona rural de Pernambuco.

Sobre a MPC - A 4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio da Rádio Pajeú, Gerência Regional de Educação - Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.