Ações educativas são destaque na Mostra Pajeú de Cinema


Pesquisadores e profissionais participam de mesas temáticas e oferecem oficinas, seminário e masterclass gratuitas, em atividades formativas promovidas pela 4ª MPC.





Assim como a exibição de filmes, atividades de formação e reflexão são de importância central para uma mostra de cinema. Elas proporcionam conhecimentos específicos e possibilita ao público participar das principais discussões do meio cinematográfico. Pensando nisso, a 4ª Mostra Pajeú de Cinema promove uma série de atividades formativas gratuitas ao longo de sua programação, de 15 a 26 de maio em Afogados da Ingazeira, Iguaracy e Ingazeira, no Sertão de Pernambuco.

Entre as atrações estão o encontro com João Luiz Vieira (RJ), que na quinta-feira (17) participará de encontro com pesquisadores do sertão do Pajeú. Vieira é professor titular do Departamento de Cinema da Universidade Federal Fluminense e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da UFF, além de doutor em Estudos Cinematográficos pela New York University. No domingo (20) oferecerá para o público de Afogados da Ingazeira uma masterclass sobre cinemas de rua no local mais apropriado para isso: o histórico Cine S. José, principal sala da MPC.

“O debate sobre cinema de rua continua na pauta, agora através da pesquisa sobre os cinemas que existiram no Sertão do Pajeú. Nesse sentido o encontro com João Luiz Vieira deverá acrescentar novos olhares e possibilidades a este trabalho”, diz Bruna Tavares, coordenadora de formação da MPC.

Não menos estimulantes, as mesas temáticas prometem colocar imaginação e ideias em movimento. Nas manhãs de 22 a 24 de maio realizadores, produtores e críticos de cinema se reunirão no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira para tratar de reflexão, programação e realização cinematográficas dentro dos campos da formação de olhar, prática documental e engajamento político. “A troca de experiências durante a MPC é o nosso principal foco. A circulação de realizadores e pessoas ligadas ao audiovisual na nossa região é muito importante pra que a gente entenda e propague as possibilidades da área e encontre a nossa forma de lidar, e se colocar no cenário audiovisual pernambucano”, diz Bruna.

Pensando nisso, a mostra promoverá um encontro entre os realizadores do interior do estado para discutir a produção e difusão de filmes feitos no interior, as demandas e as formas de trabalho para juntos fortalecer a cadeia produtiva no estado. “Nesse sentido, a participação de Felipe Peres Calheiros, representante da EPC/TVPE é superimportante, abrindo espaço para ouvir e dialogar sobre possibilidade de colaboração”.

Oficinas – Este ano a MPC oferece três oficinas gratuitas (Informações no site www.mostrapajeudecinema.com.br), todas com inscrições abertas: crítica de cinema com Heitor Augusto (SP), Documentando com Marlom Meirelles (PE) e formação cineclubista com Yanara Galvão (PE). “Novas parcerias e o retorno de oficineiros que estiveram conosco na 1ª edicão são importantes para a formação de público e nos deixa muito felizes e gratos pelo reconhecimento. Além disso, a oficina de crítica que se renova, trazendo outros olhares, interpretações e debates a respeito dos filmes exibidos durante a mostra e conhecimentos que seguirão na vida dos participantes”, diz Bruna. 

Sobre a MPC - A 4ª edição da Mostra Pajeú de Cinema é organizada pela Pajeú Filmes, com incentivo do Funcultura / Fundarpe, Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco e conta com apoio do Movimento #CineRuaPE, Rádio Pajeú AM, Gerência Regional de Educação - Sertão do Alto Pajeú, Secretaria de Educação de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes de Afogados da Ingazeira, Secretaria de Educação de Iguaracy, Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo de Iguaracy, Secretaria de Educação de Ingazeira e Secretaria de Cultura de Ingazeira.


ATIVIDADES FORMATIVAS - programação

IGUARACY

De 7 a 11 de maio                             
13h30 - Oficina Documentando
Com Marlom Meireles
Local: Escola Judite Bezerra da Silva

Quarta, 16 de maio
13h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Iguaracy


INGAZEIRA

De 14 a 18 de maio
7h30 - Oficina Documentando
Com Marlom Meireles
Local: Centro de Atividades Econômicas (CAE) de Ingazeira

Sexta, 18 de maio
13h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Centro de Atividades Econômicas (CAE) de Ingazeira

AFOGADOS DA INGAZEIRA

Quinta, 17 de maio
8h – Oficina de Formação Cineclubista
Com Yanara Galvão (PE)
Local: Auditório da EREM Professora Ione de Góes Barros (antigo CNE)

14h – Encontro com pesquisadores de cinemas de rua
Com João Luiz Vieira (RJ)
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira

18 e 19 de maio
9h – Oficina de Crítica Cinematográfica
Com Heitor Augusto (SP)
Local: Auditório da Secretaria de Assistência Social de Afogados da Ingazeira

Domingo, 20 de maio
19h30 – Masterclass com o professor João Luiz Vieira (UFF-RJ)
Local: Cine S. José (Rua Newton César, s/n – Centro)

Terça, 22 de maio
9h – Mesa 1: O olhar cinematográfico
Alexandre Taquary (produtor)
Claudia Oliveira (cineclubista)
Heitor Augusto (crítico de cinema)

Quarta, 23 de maio
9h – Mesa 2: Cinema manifesto
Carol Vergolino (produtora)
Carol Almeida (crítica de cinema e curadora)

Quinta, 24 de maio
9h – Mesa 3: Documentário como reflexo do seu tempo
Cynthia Falcão (produtora e realizadora)
Marcelo Pedroso (realizador)
Maria Cardozo (realizadora e curadora)

Sábado, 26 de maio
9h – Seminário sobre produção e difusão de cinema do interior
Com Felipe Peres Calheiros (EPC/TVPE)
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Educação de Afogados da Ingazeira